Crescendo com tecnologia: as particularidades da geração alpha

Crescendo com Tecnologia:

As Particularidades da Geração Alpha

 

A geração Alpha, que contempla crianças nascidas de 2010 a 2019, é o primeiro grupo da história da humanidade a crescer completamente cercado por tecnologia. Se pararmos para pensar, é uma geração que já brinca com tablets antes mesmo de saberem falar.

Os pequenos dessa geração são curiosos e têm mais facilidade para resolver problemas em relação a geração anterior, o que contribui para seu desenvolvimento cognitivo.

São crianças mais independentes, espertas e com uma relação inédita com a tecnologia. O resultado disso, provavelmente serão adultos com habilidades, estilos de aprendizado e de socialização completamente diferentes do que conhecemos.

Quais as Principais Características da Geração Alpha?

Você provavelmente já viu esta cena milhares de vezes: uma criança pequena, que mal sabe andar mas já parece saber manusear um tablet quase que perfeitamente. Essa cena é comum nos dias de hoje, mas nunca deixa de surpreender as gerações anteriores, que tiveram que se adaptar a tais tecnologias.

Como a geração alpha já nasceu entre smartphones e tablets, eles já crescem lidando com essas funcionalidades de forma independente. O que diz muito sobre sua forma de aprendizado: os alphas tendem a buscar conhecimento de forma curiosa e autônoma.

Nativos digitais, eles já nascem recebendo uma infinidade de estímulos reais e digitais, o que faz com que sejam extremamente criativos e habilidosos. É um grupo que valoriza muito a interação e gosta de entender como as coisas funcionam – não é atoa que hoje em dia tantos brinquedos tenham processos mirabolantes de montagem e experiências. A geração alpha quer ser protagonista no processo de aprendizado e por isso estão sempre dispostos a colocar a mão na massa para viver coisas novas.

Mas cuidado: as altas doses criativas, junto com os muitos estímulos que essas crianças recebem  podem também contribuir para uma possível dificuldade na hora de se concentrar. Este é definitivamente um dos desafios que esta geração irá enfrentar, já que eles estão acostumados a reter a atenção por períodos menores do que as gerações anteriores.

Como Podemos Ser Pais Melhores Para Esta Geração?

Para sermos pais melhores para esta geração, precisamos aprender a nos comunicar de forma eficiente com os pequenos.

No parágrafo anterior, te contamos que a geração alpha gosta de participar dos processos, e devemos levar isso em conta na hora da comunicação. A chave para a assertividade com eles é a troca, sem autoritarismo. Da mesma forma que os filhos devem ouvir, a geração alpha sente que eles também precisam ser ouvidos pelos adultos.

Além disso, precisamos estar sempre atentos com o conteúdo que os pequenos consomem online, e claro, o tempo que eles passam na frente das telas. Por mais que eles tenham muita facilidade para lidar com a tecnologia, não quer dizer que ela não precise ser monitorada e limitada.

Valorize o tempo em família, procure fortalecer os laços afetivos e a vida perto e longe das telas. E claro: use também a tecnologia a favor da sua família. Com conteúdos que possam ser divertidos para todos ou vídeos que possam contribuir para o aprendizado da sua criança.

 

 

O Kidsa por exemplo, conta com um app super bacana com vários conteúdos especiais em inglês. São centenas de vídeos, livros e muito mais para sua criança aprender inglês enquanto se diverte!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *