Dia do abraço: a importância do abraço para as crianças

Dia do abraço: a importância do abraço para as crianças

 

Dia 22 de Maio é comemorado o Dia do Abraço, e todos nós adoramos abraços, não é mesmo?! Quando revemos alguém depois de muito tempo, nós damos um longo abraço para matar a saudade, quando é aniversário de um amigo, nós damos um abraço para demonstrar carinho, quando um amigo está triste, nós damos um abraço para acolher. O gesto pode ter inúmeros objetivos, como demonstrar carinho e amor, acolher, transmitir segurança, matar a saudade ou afastar a tristeza.

 Efeitos do abraço

Um abraço pode desencadear inúmeras alterações, tanto físicas quanto emocionais. De acordo com estudos realizados ao longo dos anos, o abraço libera diversos hormônios: como a endorfina, responsável pelo bem-estar e atenuação das dores. A dopamina, responsável pela motivação, atenção, aprendizado e também pela regulação do sono. A serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, é responsável pela regulação do humor, ritmo cardíaco, temperatura corporal e sensibilidade. E, também, o abraço libera a ocitocina, conhecido como hormônio do amor, é responsável por potencializar as relações afetivas e fortalecer o vínculo entre as pessoas.

A partir da liberação desses hormônios, o abraço:

  •         Melhora o humor;
  •         Aumenta a atenção e regula o ritmo cardíaco;
  •         Diminui os níveis de ansiedade;
  •         Provoca bem-estar;
  •         Fortalece o sistema imunológico;
  •         Entre diversas outras vantagens.

 O abraço para crianças

Para as crianças, o abraço possui grande importância para a saúde emocional dos pequenos. Na infância, o abraço fundamenta o bom crescimento e inteligência emocional, além de melhorar o humor, afastar os medos e inseguranças, proporcionar carinho e estreitar os laços entre a criança e o seu cuidador.

Abraçar quando a criança está com raiva, mal humorada, insegura ou após um dia ruim, além de um gesto de carinho, é demonstrar para ela que você está ali para fornecer apoio, segurança e também validar seus sentimentos e emoções, dizendo que as valorizamos como pessoas e as reconhecemos como parte da família. Mas também não só nos dias ruins, abraçamos quando amamos, quando queremos fortalecer os laços e dizer para o próximo que gostamos de sua presença.

 

É importante lembrar de respeitar o espaço daqueles que não desejam ser abraçados em algum momento. Ok?! Não são todos os momentos que gostamos de ser tocados ou abraçados e é importante respeitar o tempo de cada um.

 

10 palavras e expressões em inglês sobre o tema:

Abraço: hug;
Família: family;
Infância: childhood;
Cuidado: care;
Carinho: affection;
Respeito: respect;
Saúde Emocional: emotional health;
Raiva: anger;
Felicidade: happiness;
Bom humor: good mood.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *