Não resta dúvidas que aprender inglês se tornou indispensável em um mundo conectado. Sabendo disso, qual idade é adequada para colocar nosso filho em contato com a língua inglesa?

Depois de ler este artigo, você não vai ter mais dúvidas. Quanto mais cedo se aprende outro idioma, melhor.

Motivo 1 – Formação biológica: O cérebro de uma criança na primeira infância tem maior plasticidade para o aprendizado. Ele muda de acordo com os estímulos e as necessidades do organismo, o que faz com que a aquisição linguística aconteça mais facilmente.

O lobo temporal decodifica os sons e o frontal cuida de sua emissão. Até os 12 anos de idade essas áreas ainda estão em formação. Assim, quanto antes ocorrerem os estímulos do idioma, melhor a capacidade da criança em reter fonemas e articular palavras estranhas a língua materna.

Motivo 2 – Formação cognitiva: Já há um consenso entre pesquisadores de que aprender línguas traz mais benefícios para a área cognitiva do que linguística. Os benefícios obtidos na área cognitiva se refletem em: melhor aptidão para solução de problemas, mais criatividade, melhor desempenho da memória, mentes flexíveis, versáteis e capazes de desenvolver várias tarefas simultaneamente. Resumindo, aprender a língua cedo possibilita a criança ter mais sucesso nas diversas áreas de sua vida.

Motivo 3 – Novas culturas: Aprender uma língua estrangeira abre portas para outras culturas, enriquecendo a vida da criança e aumentando as suas chances de ser mais participativa na sociedade.

Motivo 4 – Sem medo de errar: Crianças pequenas se sentem muito mais a vontade do que os adultos para experimentar a língua. Normalmente falam sem preocupação, independente se estão corretas ou não. Crianças pequenas não tem medo de errar!

Motivo 5 – Sem sotaque: Começando a estudar nos primeiros anos de vida, a probabilidade da criança se tornar uma pessoa bilíngue é maior. Além de não se intimidarem tanto quanto os adultos, ainda não sofrem influência da língua nativa. Isso faz com que o aprendizado em ambos os idiomas seja natural e assimilação do vocabulário mais fácil.

Saber uma segunda língua ainda torna o aprendizado de outras mais fácil. Uma pessoa bilíngue consegue pronunciar fonemas diferentes e desenvolver suas capacidades em outros idiomas a partir dos conhecimentos que já possui.

Esses são apenas alguns motivos para começar bem cedo a inserir o inglês na vida de seu filho.
Mas lembre-se sempre: o processo de aprendizagem nessa fase da infância precisa ser interativo, leve e divertido.