A importância da música no desenvolvimento infantil
25/12/2024

Criança tocando instrumento: prática pode ser benéfica em vários âmbitos do desenvolvimento infantil. Foto Reprodução: Freepik
Você já parou para pensar sobre a importância da música no desenvolvimento infantil? A música é conhecida como uma das artes mais importantes. Ela está presente desde os primórdios da humanidade. Os sons, no passado, possuíam um significado que afetava vários âmbitos de nosso corpo. Além disso, sua relevância na atualidade se tornou latente, sendo objeto de pesquisa em várias áreas. No desenvolvimento infantil, não é diferente. Crianças de todas as idades podem se beneficiar do uso da música em sua rotina. Nesse texto, vamos entender mais um pouco sobre a importância da música no desenvolvimento infantil.
A música e sua relevância na história
Desde os tempos remotos, a música desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento humano. De forma geral, ela moldava e influenciava momentos cruciais da vida. Com a finalidade de transmitir cultura e história, a música tem o poder de transformar e afetar os sentimentos daqueles que a admiravam.
Como uma poderosa fonte de expressão, ela transcende barreiras linguísticas. Sua ação pode ser percebida ao longo dos anos através dos mais diversos relatos históricos. Há mais de 60 mil anos, seus primeiros sinais surgiram de forma rudimentar. Como a linguagem naquele tempo não era tão desenvolvida, utilizava-se a música para expressar mensagens relevantes e emoções. Além disso, humanos na antiguidade imitavam sons da natureza através da música para se conectarem ao ambiente.
Nesse sentido, a música passa a fazer parte do cotidiano. Como o avanço da linguagem e tecnologia, o acesso a esse recurso é cada vez mais fácil. Ela reflete nossa sociedade, molda o estilo de vida e cria um senso coletivo. Como um importante meio de comunicação, reforça nossa cultura, bem como nos permite expressar diversos tópicos.
O que a ciência diz sobre a música?
A música afeta diversas áreas do corpo, principalmente o cérebro. Uma pesquisa realizada por Mauro Muzskat, médico neurologista formado pela UNIFESP, aponta que a música não é apenas processada no cérebro, mas afeta seu funcionamento. Isto é, a música tem a capacidade de modificar os ritmos cerebrais que influenciam as partes responsivas de nosso corpo.
Muzskat afirma que a música mobiliza amplas áreas cerebrais, ou seja, durante o processamento dos ritmos, timbres e outros elementos, nossos sinais físicos se tornam emocionais. Com isso, alguns pontos fisiológicos como a respiração, batimentos cardíacos e ritmos elétricos cerebrais serão alterados. Além disso, pessoas com problemas cognitivos podem se beneficiar desse recurso. A música facilita a ativação das redes neurais, principalmente quando associada a uma memória ou evento específico.
De fato, utilizamos inúmeras estruturas cerebrais para a percepção tanto rítmica quanto melódica. Joyce L Chen afirma em uma pesquisa publicada na National Library of Medicine, que quanto mais complexo o padrão rítmico ouvido, maior será a atividade neural. Consequentemente, isso melhora nosso desempenho e produtividade. Por estar diretamente relacionada ao sistema de recompensa-prazer, a música tem a capacidade de aprimorar nossa capacidade cognitiva e corporal.
A importância da música no desenvolvimento infantil
A importância da música no desenvolvimento infantil é de fato essencial para o crescimento infantil e também na amplificação cognitiva de nossos pequenos.
Quando falamos sobre esse tema, devemos levar em consideração alguns pontos. Primeiro, crianças expostas a ambientes sensoriais enriquecedores apresentam maior resposta cerebral. Bebês, em seus primeiros meses de vida, já apresentam competências musicais, ou seja, reconhecem melodias e até mesmo mudanças rítmicas. Segundo, a exposição precoce a música contribui para o desenvolvimento de um cérebro mais competente e criativo.
A música contribui para o desenvolvimento geral da criança, sendo principal fator para a assimilação de novos contextos. Nesse sentido, esse recurso desperta a linguagem criativa (mesmo não-verbal), melhorando a concentração, memória, coordenação motora entre outros aspectos. Estudos apontam que a música também auxilia no aspecto lógico-matemático, ou seja, possui impacto positivo em relação ao raciocínio abstrato.
Outro ponto positivo está relacionado as neuro divergências. A música é uma ferramenta amplamente utilizada para o tratamento de crianças com TEA, TDAH, entre outros. Tóricos abordam que esse recurso pode romper barreiras criando canais de comunicação e expressão. Certamente, devemos reconhecer que a música é uma ferramenta importante para a educação especial, principalmente no aspecto social.
Assim, o contato com a música e suas particularidades desde tenra idade, estimula o cognitivo, emocional e social. Crianças que interagem com a música de forma frequente, aprendem de maneira mais profunda a como expressar sentimentos e compreendem o mundo melhor. Além disso, a música auxilia em habilidades essenciais para o crescimento do indivíduo como parte da sociedade.
Como implementar atividades musicais na rotina de sua criança?
Atividades que envolvem música podem ser excelentes ferramentas quando implementadas na rotina de nossos pequenos. Abaixo estão algumas sugestões para tornar esse momento especial:
- Momentos musicais: Ouvir músicas juntos é uma boa opção. Por isso, escolha ritmos e melodias que as crianças gostem e se identifiquem.
- Instrumentos musicais: Incluindo instrumentos simples, as crianças podem explorar ritmos e sons. Você pode pesquisar opções fáceis como tambores, pandeiros, entre outros.
- Brincadeiras musicais: Há várias opções de brincadeiras que envolvem músicas, como imitar sons, adivinhar, bem como memorizar. Escolha a que sua criança mais gosta e faça um momento em família.
- Criação musical: Incentive as crianças a criarem músicas com frases e palavras simples. Além disso, utilize temas do cotidiano, tal como situações ou histórias para deixar a canção lúdica e criativa.
Como o Kidsa pode ajudar no desenvolvimento infantil através da música?
No Kidsa, a música é uma ferramenta poderosa na promoção do desenvolvimento cognitivo e intelectual dos alunos. Dessa maneira, por meio de aulas planejadas, as crianças exploram conceitos musicais enquanto aprendem o inglês. As aulas são envoltas na criatividade e no uso de objetos do cotidiano, onde nossos pequenos conhecem sons, ritmos e melodias diversificadas.
Mesmo em um espaço online, nossos alunos podem vivenciar os benefícios da música de forma abrangente e interativa. Além disso, nossas aulas são totalmente seguras, ou seja, sua criança estará aprendendo conteúdos de forma protegida e apropriada para a idade. Nossa plataforma proporciona uma experiência educativa enriquecedora com diversas temáticas, por exemplo, ioga, artes, meditação, games, entre outros, capazes de despertar o interesse e potencializar o desenvolvimento.
Portanto, acreditamos que com essas práticas diárias estamos contribuindo para o crescimento e o futuro de nossas crianças!
Referências:
MUSZKAT, Mauro. Música e Neurodesenvolvimento: em busca de uma poética musical inclusiva. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 10, p. 233–243, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.163338. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/163338.
Pinheiro, F. V. ., Arruda, J. B. de ., Ferreira, M. C. G., Franco, R. C. de F. A. ., Faria, H. A. de, & Teixeira, L. de O. (2021). A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1188–1204. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1766