Dicas para praticar inglês nas férias

 

Menino lendo um livro em inglês. Dicas para praticar inglês nas férias. Foto Reprodução: Freepik

Menino lendo um livro em inglês. Dicas para praticar inglês nas férias. Foto Reprodução: Freepik

Sabia é possível tornar a experiência do aprendizado da língua inglesa ainda mais legal com o envolvimento de toda a família? Durante as férias é comum que busquemos atividades para nossos pequenos aproveitarem o período e desenvolverem novas habilidades. Pensando nisso, separamos algumas dicas que você e sua família podem testar juntos em casa para praticar inglês nas férias!

Devemos imitar as mesmas atividades de uma escola de inglês infantil?

Praticar inglês em casa deve ser fluido, com foco nos interesses e atividades que a sua criança gosta. Devemos também considerar a rotina da família e como podemos fazer a plicação de forma proveitosa. De fato, o intuito não é seguir uma grade pré-estabelecida ou normas padronizadas, mas sim transformar a experiência de aprendizado em algo natural.

Aqui estão algumas coisas que podemos considerar:

  • O que sua criança gosta de fazer em seu tempo livre? Desenhar? Ler histórias? Dançar? Montar quebra-cabeças? Tente fazer algumas de suas atividades favoritas em inglês.
  • Sua criança é mais produtiva em determinado horário? De manhã ou a tarde? Depois do lanche? Às segundas e terças ou mais no fim da semana? Escolha o melhor período para testar as atividades mais desafiadoras!
  • Como sua criança prefere absorver informações? Assistindo/escutando a explicações? Lendo instruções? Com o apoio de imagens? Anote o que funcione melhor!
  • Sua criança gosta de tomar decisões sobre a forma que ela aprende ou prefere tomar essas decisões em família? Lembre-se de sempre a estimular a pensar em novas ideias e encorajá-la a desenvolver suas próprias habilidades de aprendizado.

Quais atividades podemos fazer em casa para praticar inglês nas férias?

Existem diversas atividades que podem ser benéficas para estimular o aprendizado de inglês e também a diversão. Para que o uso da língua inglesa gere resultados deve-se manter certa regularidade, nesse sentido inserir o idioma em sua rotina é um ponto eficaz. Pensando nisso, separamos algumas atividades que você pode aplicar em sua casa de maneira natural e em situações cotidianas:

  • Pratique o vocabulário de roupas quando estiverem se vestindo.
  • Tente se exercitar em inglês.
  • Pratique o vocabulário de comidas e bebidas enquanto vocês estão cozinhando, comendo ou fazendo uma lista de compras.
  • Pratique os dias da semana e os horários enquanto vocês fazem planos para o dia.
  • Quando estiver lendo uma história para dormir, tente adicionar palavras em inglês.

Mantenha as atividades curtas e divertidas (entre 3-10 minutos para crianças de 5-10 anos, por exemplo). Mas observe: se sua criança está se divertindo, deixe que ela controle o tempo da atividade.

Posso apoiar a minha criança mesmo que eu não fale muito bem inglês?

Sim. Encoraje sua criança, mostre que ela tem responsabilidade sobre seu próprio aprendizado e celebre seus esforços. 

Ao demonstrar apoio contínuo, você cria oportunidades para que ela desenvolva o idioma de maneira leve e divertida. Além disso, o estímulo é benéfico para o crescimento de forma geral, visto que com o desenvolvimento cognitivo, as necessidades afetivas das crianças se tornam mais exigentes com o passar do tempo, ou seja, para haver a construção do conhecimento é necessário estímulos corretos. 

Amigos e outros membros da família podem oferecer encorajamento também. Eles poderão participar das atividades, ajudando a criança a se sentir mais confiante. Assim, o processo se tornas colaborativo, resultando no desenvolvimento coletivo.

Como o Kidsa pode auxiliar no aprendizado durante o período de férias?

No Kidsa, são oferecidas atividades dinâmicas e envolventes que integram o inglês de forma prática e divertida. Com aulas interativas e apoio pedagógico, as crianças podem explorar o idioma por meio de temas como yoga, meditação, música, artes, entre outros. Além disso, estimulamos a participação em família, tornando o aprendizado uma experiência compartilhada e significativa.

Mesmo em um espaço totalmente online, é possível criar memorias especiais durante as férias. Nesse ambiente seguro, nossos pequenos poderão se conectar com o idioma de forma envolvente, enquanto desenvolvem habilidades e compartilham experiencias. 

 

Referências: LÜCKE, Neiva Cristiane Flores Sott. A importância do estímulo no desenvolvimento da criança. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 06, Vol. 12, pp. 33-44. Junho de 2019. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/desenvolvimento-da-crianca